Receitas
Pão Alentejano
Home > Receitas > Pão Alentejano
Com este pão é possível preparar deliciosas brusqueta italiana.
Falar do Pão Alentejano é falar da origem do pão em Portugal e na península Ibérica. Este pão tão apreciado na gastronomia portuguesa, usado sobretudo em açordas, bolos, migas e fatias douradas, tem como característica seu interior compacto de sabor ácido, sua côdea rija e sem brilho. Reza a história que foram os Romanos que intensificaram a fabricação do pão na Península Ibérica, apesar de relatos que já se fazia pão levedo com a espuma da cerveja, posteriormente com a ocupação Moura, a gastronomia é influenciada, passando-se a consumir o pão em caldos tipo Tharid, com azeite, carnes, etc. Hoje em dia com a globalização gastronômica, temos a possibilidade de preparar desde fatias douradas até uma deliciosa brusqueta italiana, usando como base este pão único.
receita
Ingredientes
- 1kg de farinha de trigo
- 300g de massa velha ou isca de fermento natural
- 20g de sal
- 600g de água
Instruções
- Em um alguidar adicione a farinha e o sal e misture bem, em um vaso ou jarro misture metade da água com a massa madre e mexa até dissolver por completo a massa madre.
- A seguir deite esta mistura à farinha e amasse bem, juntando aos poucos o restante da água, sove a massa até o ponto de véu e deixe descansar no alguidar por cinco horas.
- Depois deste tempo, corte a massa com 600 ou 800g enrole-as e deixe-as descansar por mais 30 minutos, alongue as peças com cerca de 20 centímetros, deixando mais largo de um lado do que de outro com o enrolamento para cima.
- Deixe descansar mais 30 minutos e forme as cabeças, puxando a parte mais estreita da peça sobre a mais larga.
- Leve ao forno pré-aquecido a 250 ºC por aproximadamente 60 minutos, após 15 minutos de cozimento abrir as condutas do forno.
- Estes pães cozinham sem vapor ou banho.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog